Menu

Stand Up Paddle Race São Jorge 2 Pico 2015

Pela segunda vez consecutiva os atletas de Stand Up Paddle atravessaram o canal entre as ilhas de São Jorge e Pico. A SãoJorge2Pico um evento oceânico entre ilhas que integra aventura, esforço, navegação e concentração, realizou-se no passado dia 11 de julho tendo 15 atletas inscritos, dos quais terminaram a prova 13 bravos atletas que conseguiram ultrapassar as dificuldades inerentes a este tipo de travessias oceânicas e superar os seus medos e receios.

DSC00353

Apesar da organização do evento ter invertido o sentido da prova, nomeadamente do Pico para São Jorge dado as previsões apontarem para vento predominante de Sudoeste, propício para um downwind (vento pelas costas dos atletas), as condições estiveram difíceis e em desacordo com as previsões, ondulação de sul com vagas na ordem de um metro e vento de sudeste fraco, não tendo sido possível assistir a momentos de puro downwind como todos esperavam.

A prova foi ganha pelo atleta internacional italiano Leonard Nika que conseguiu o espectacular tempo de duas horas e vinte e dois minutos remando numa prancha insuflável 12’6’’. Em segundo lugar ficou o espanhol Pepe Oltra Sans, vencedor da edição anterior e em terceiro Kiko Moreno, ambos atletas com pranchas de 14 pés insufláveis. A única atleta feminina em prova, a portuguesa Ângela Fernandes, terminou a prova em sexto lugar com um espectacular tempo de duas horas e cinquenta e oito minutos. No final, apesar do cansaço estava muito feliz por ter conseguido terminar a sua primeira travessia oceânica.

DSC00427

A segurança foi assegurada por vários barcos de apoio assim como um barco de emergência médica dos bombeiros voluntários da Calheta, um barco do ISN da Horta e uma mota de água da polícia marítima de São Roque do Pico. Tendo todos feito um excelente trabalho dadas as dificuldades em assegurar a segurança de um grupo tão disperso com ritmos de remadas muito diferentes entre profissionais e amadores.

DSC00403

A fauna dos Açores voltou a aparecer em força! Durante a prova foi possível observar tartarugas, golfinhos, aves migratórias, entre outras espécies que abundam nos mares dos Açores. A organização do evento, Miguel Marques, Delfim Filho (TITAN SUPboards), Jorge Torres e Ricardo Wagner (Azorean Dream) referiram que apesar das dificuldades encontradas ao longo de todo o percurso para montar um evento deste tipo, valeu muito a pena, não só por todos os momentos que vivenciaram nas belas ilhas de São Jorge e Pico mas também pelo ambiente espectacular e espírito de grupo e amizade que se está a formar entre a organização, atletas participantes e comunidade local. Mais de 50 % dos participantes eram repetentes o que mostra que esta prova veio para ficar.

DSC00445

Durante a cerimónia da entrega de prémios, o prémio de 3000 € oferecido pelo turismo dos Açores, principal patrocinador do evento (www.visitazores.com) foi distribuído pelos cinco primeiros atletas masculinos e pela atleta feminina. Tendo-se assistido a um lindo momento de companheirismo protagonizado por Luís Melo, representante do Turismo dos Açores e atleta, tendo terminado num belíssimo quinto lugar, decidiu ceder a sua parte do prémio ao atleta mais velho em Prova, Óscar Cardoso que simboliza o espirito de companheirismo e aventura com que todos os atletas se identificam e que serve como exemplo para que daqui a muitos anos todos continuem a fazer parte deste grupo espectacular que se formou. Janete Fonseca, vereadora da Câmara Municipal das Velas e António Freitas em representação do Governo dos Açores referiram a importância do evento para a economia local e dos Açores e assumiram o compromisso de juntamente com a organização, Câmara Municipal de São Roque do Pico, Governo dos Açores, Turismo dos Açores e Turismo de Portugal dar continuidade à prova e fazê-la crescer para que se torne uma prova de referência a nível internacional. Daniel Assunção, em representação da Câmara de São Roque do Pico, lançou o desafio para que prova se desenrole ao longo de mais dias e que permita aos atletas pernoitar uma noite na ilha do Pico e descobrir as suas belezas naturais.

DSC00512

A organização do evento agradeceu novamente a presença de todos os atletas, sem os quais não teria sido possível realizar este evento, parceiros locais, patrocinadores, SATA, Turismo dos Açores e Governo dos Açores, aceitou os desafios lançados comprometendo-se a desenvolver todos os esforços para que este evento se repita por muitos anos e cada vez com mais atletas e melhor! Prometendo novidades para o próximo ano. Para mais informação podem visitar a página www.saojorge2pico.com e a página no Facebook São Jorge 2 Pico.

Texto por Miguel Marques